Dicas para aproveitar melhor o arquipélago:
A época em que o turista escolher para visitar o arquipélago definirá as atividades mais propícias que ele encontrará para fazer. Durante os meses de verão, as praias “de dentro”, viradas para a costa brasileira (como Conceição, Sancho, Baía dos Porcos), ficam bastante agitadas e propícias para o surfe. Por outro lado, durante essa época, essa parte da ilha é pouco indicada para quem quer apenas nadar e fazer snorkel. A melhor época para o mergulho são os meses de setembro e outubro, quando as águas “de dentro” estão bem calmas e as “de fora”, virada para o Atlântico, ficam menos agitadas. Entre estas estão a Baía do Sueste e a praia do Leão. A época de chuvas dura de março a agosto.
Isabelle Somma
Cacimba do Padre, pegada à Baía dos Porcos: vista para o Dois Irmãos
Os visitantes têm de pagar uma taxa de preservação do Ibama, que também ajuda a inibir o turismo predatório. No começo de 2008, quem permanecesse cinco dias pagava R$ 168,97. Quem quisesse ficar 30 dias desembolsaria R$ 2.847,42. Pague com antecedência, pela internet, e fuja das filas que costumam se formar no aeroporto. O site é Fernando de Noronha.
A taxa também cobre os custos da palestra do Ibama, um evento diário imperdível que começa às 20h30. Num auditório localizado no Projeto Tamar, biólogos exibem filmes e falam sobre curiosidades da vida da fauna e flora local. Cada dia há um tema diferente – por exemplo, as tartarugas, os tubarões, os golfinhos. As palestras são gratuitas e há sempre peruas ou micro-ônibus que passam nas pousadas oferecendo transporte até lá. Apesar de ser um evento imperdível, as palestras do Ibama pecam por não oferecem aos turistas estrangeiros, que não falam o português, a opção de áudio em outros idiomas. Uma pena, já que há muitos estrangeiros visitando a ilha, e muitas curiosidades sobre o local mostradas nas palestras que seria bom que eles soubessem.
No arquipélago, a consciência ecológica é praticamente obrigatória. Como toda praia e principalmente por ser Parque Nacional protegido pelo Ibama, é obrigatório levar todo o lixo produzido nas trilhas. Evite barulho para não incomodar os pássaros. É proibido acampar, fazer fogueiras e até recolher conchinhas nas praias. Evite nadar desacompanhado – não há salva-vidas na maioria das praias. E não é nada difícil se deixar levar pela beleza subaquática do lugar.
Daqui:
HOWSTUFFWORKS
6 comentários:
Lindas imagens, não conheço Fernando de Noronha, mas está nos meus planos conhecer o mais rápido possível.Temos tanos lugares aprazíveis, como FN, esse paraíso ecológico, e acabamos por deixar pra trás, não é?
Beijossss e obrigada pelas dicas.
Amiga,minha filha ficou 4 dias por lá e se apaixonou.....quase que não volta!!!!!!!bjcas
Oi, Soninha, não conheço, mas sei por fotos vistas que é um paraíso, lindíssimo! Estou sempre viajando no blogs das amigas! Obrigada por compartilhar!
beijão
Tais Luso
Adoraria mergulhar nas aguas de fernando de noronha!!
Realmente, um paraíso! Belas imagens...
Como é linda!Gostaria de conhecer!Bjs,
Postar um comentário