Dia Mundial do Turismo

Desde 1980, o Dia Mundial do Turismo é comemorado no dia 27 de setembro, tendo sido instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) nessa data por causa do aniversário da adoção dos seus Estatutos.


O dia tem como principal objetivo promover a conscientização da população de que o turismo tem a sua importância social, cultural, política e econômica no mundo. Além do mais, a OMT pretende tratar dos problemas causados pela atividade como impactos ambientais, culturais e sociais e tentar resolver alguns problemas relacionados à desigualdade social.

A cada ano, uma comissão formada por representantes dos países membros da OMT escolhe um tema a ser discutido internacionalmente. Nesse ano (2011), o tema é “Turismo e a aproximação das culturas”.

Através do turismo, todas as culturas ficam próximas umas das outras, graças à facilidade de viagens internacionais. Por isso, o tema escolhido foi esse. Com o turismo, podemos conhecer as diferentes culturas do mundo todo, mesmo as mais distantes e divergentes da nossa. Sendo assim, é um acontecimento a ser comemorado, pois com essa aproximação, diminuem-se os preconceitos e há um desenvolvimento de áreas com desigualdade social e econômica porque o turismo leva dinheiro para esses lugares.

De acordo com Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, “A mensagem deste Dia Mundial do Turismo é que, graças ao turismo, milhões de pessoas de diferentes culturas se encontram em todo mundo como nunca havia ocorrido antes.” E completa: “Esta interação entre pessoas com diferentes tradições e formas de vida representa uma imensa oportunidade de avançar o caminho da tolerância, o respeito e a compreensão mútua.”

Para comprovar essa afirmação, os números indicam que somente em 2010, 940 milhões de pessoas viajaram para um país estrangeiro. Nesses locais, eles tiveram contato com culturas tangíveis, ou seja, concretas como os monumentos e as obras de arte e intangíveis como a música, as tradições e a gastronomia. Portanto, o Dia Mundial do Turismo 2011 busca celebrar essa integração única e pretende aprofundar a compreensão dos valores da diversidade cultural.

Segundo relatórios da OMT, o turismo mundial está em recuperação, após alta queda gerada pela crise econômica que acometeu os Estados Unidos e os seus aliados. Entre os países mais visitados, os europeus foram os que sofreram o menor aumento, ficando com apenas 2% da fatia de turistas. A Ásia e o Pacífico cresceram em torno de 14%, sendo que os países do Oriente Médio tiveram aumentos mais significativos (20%), apesar de que, em valores absolutos, não há muita diferença. As Américas e a África mostraram aumentos de 7% no número de turistas em suas terras.

O Brasil, por sua vez, só tem a comemorar nesse Dia Mundial do Turismo, pois está sendo muito bem quisto pelos turistas, tendo sido aprovado por 97,2% dos turistas que visitaram o país. Essa porcentagem de estrangeiros demonstram também o desejo de retornarem ao Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). E não é para menos, pois o brasileiro é um povo receptivo, animado e festeiro. Além do mais, as nossas terras são repletas de linda natureza, de cidades históricas e de cidades modernas. Ou seja, há um tipo de turismo para cada tipo de personalidade. Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas por virem, o país só tende a crescer e a aprender a recepcionar os seus turistas com melhores infra-estruturas que só promoverão mais turismo.

No Dia Mundial do Turismo, todo o mundo deve se unir para comemorar essa data, que tem como objetivo divulgar o entrelaçamento entre as culturas de todos os países e fazer com que elas sejam únicas, porém, que pertençam a todos.

FONTE





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e...

Conheça o agregador dos meus links:

Conheça o agregador dos meus links:
Clique na imagem acima.