Frases para Orkut


terça-feira, 1 de março de 2011

Vaticano


Vatican City on Fotopedia

Algumas informações:

O Vaticano é o menor país do mundo. Mede apenas 44 hectares. Está encravado dentro da cidade de Roma, Itália, mas é um estado independente, com governo próprio. O governante desse minúsculo país é o Papa João Paulo II, que, em 16 de outubro de 2003, estará comemorando 25 anos de pontificado. Dessa forma cerimônias especiais estarão se realizando em honra a essa data. Na mesma semana, estará sendo realizada a cerimônia de beatificação de Madre Teresa de Calcutá, de forma que o mês de outubro é uma excelente oportunidade para se conhecer Roma e o Vaticano. É a certeza de ir a Roma e ver o Papa, já que João Paulo II é o pontífice que mais viajou em toda a história.

A grande atração do Vaticano é, depois do papa, a coleção de milhares de obras de arte juntadas ao longo dos séculos. A maior de todas é a Basílica de São Pedro, construída às margens do Rio Tibre, erguida no mesmo lugar onde, no século I, o apóstolo Simão Pedro foi martirizado e enterrado. "Pedro, tu és Pedra e sobre ti erguerei a minha igreja". Cumpre-se assim a palavra de Jesus Cristo. Do interior da Basílica, o Papa comanda mais de 1 bilhão de fiéis católicos espalhados pelo mundo todo.

A igreja começou a ser construída na primeira metade do século IV d.C., pelo imperador Constantino, para proteger as relíquias de Pedro, mas o desenho atual dessa suntuosa igreja é o resultado de quase 180 anos de reformas, entre os séculos XV e XVII. Tudo nela é grandioso a começar pelo tamanho. São 218 metros de comprimento por 137 de largura e até 119 metros de altura. Seus 15.000 m2 comportam até 60 mil fiéis.

Entre outras obras que a decoram, podemos citar a Pietá, de Michelângelo, a escultura da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus. Foi esculpida em um bloco único de mármore branco em 1499. A perfeição dos detalhes comovem centenas de milhares de turistas que a contemplam a cada ano.

Outra obra a ser vista é a Capela Sistina, com suas ricas pinturas. O Vaticano em si é um local que necessitaria de inúmeros dias para ser devidamente apreciado.

Um programa imperdível dentro da Basílica é subir até o alto da cúpula de onde se tem uma bela vista panorâmica da "Cidade Eterna", como é chamada Roma. Para se atingir o topo pode-se subir uma escada de 547 degraus ou ir de elevador.

Como a grande maioria das pessoas não tem tanta disponibilidade de tempo ( ... e dinheiro também), viajando para Roma se faz necessário aproveitar para ver outras atrações. E atrações é o que não faltam nessa antiquíssima cidade. Não apenas nela, mas nas vizinhanças também. Afinal, Siena, Assis, Nápoles e outros charmosos lugarejos podem ser visitados, saindo de manhã e voltando ao final do dia. Na Europa as distâncias são curtas e a eficiência dos meios de transporte é invejável.

Em Roma, não pode faltar uma visita ao Coliseu, à Fontana de Trevi, ao Fórum Romano, Piazza Venezia, Monumento a Vittório Emanuel, etc.

E depois, fazer compras nas lojas das mais famosas marcas do mundo da moda e fazer um lanche num dos muitos encantadores cafés espalhados pelas calçadas.

Daqui:
eurecomento.tripod.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Sôninha,uma Amiga como você ñ merece que eu fique tempo sem vir dizer:oi!
Fui a Roma e amei!
Mas me fale de Florença,sim?
Tb visitei e sou apaixonada!
Beijo.
isa.

Verena disse...

Adorei mais esta viagem
Pena que não ví o Papa...rsrsrs
Beijinhos mil de
Verena e Bichinhos

Anne Lieri disse...

Que belas imagens do Vaticano!Realmente obras de arte de babar!Adorei!Bjs,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e...

Conheça o agregador dos meus links:

Conheça o agregador dos meus links:
Clique na imagem acima.