sexta-feira, 18 de março de 2011

São Paulo!


São Paulo on Fotopedia




Por muitos séculos, São Paulo foi uma cidade bastante pacata. Isso mudou radicalmente com a chegada de grandes levas de imigrantes no final do século XIX e de migrantes no século seguinte. Eles foram atraídos pela cafeicultura e depois pela indústria e o setor de serviços. Assim, a cidade cresceu e novas tradições se enraizaram.

Hoje, a capital do Estado de São Paulo é, além de um importante centro econômico e financeiro, um dos principais pólos de irradiação de tendências, cultura e entretenimento do Brasil.

São Paulo: município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o Hemisfério Sul, São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

A cidade possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.

São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".

Daqui:
Wikipedia

Quer mais informações?

Site Oficial de Turismo da Cidade de São Paulo
Guia SP




4 comentários:

Glória disse...

Oi minha linda, mais um delicioso blog? Que bom! Já estou viajando!!
Beijos

angela vasconcelos disse...

Que bom ter aula de historia e geografia,atualizadas.Quero muito ir a são paulo para compras!!

Lilá(s) disse...

Olá
Gostei de ficar a saber um pouco mais da terra de meu avô paterno ( também eu tenho costelinha brasileira!)
Bom fim de semana
Bjs

Anne Lieri disse...

Imagens conhecidas ficaram lindas por aqui!Um texto bem completo,com ótimo histórico!São Paulo não para nunca tb!Bjs,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e...

Conheça o agregador dos meus links:

Conheça o agregador dos meus links:
Clique na imagem acima.