Frases para Orkut


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Visite a Grã-Bretanha!


Great Britain on Fotopedia


Grã-Bretanha
Localização
Localização da Grã-Bretanha na Europa.
Dados gerais
País Reino Unido
LocalizaçãoEuropa
ArquipélagoIlhas Britânicas
Área229 850 km²
População60 587 300 hab. 2007
Densidade248 hab./km²
Imagem
Localização
Imagem de satélite da Grã-Bretanha.


GRÃ-BRETANHA

Nome da ilha em que se localizam a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, três dos quatro Estados que compõem o Reino Unido. O quarto Estado é a Irlanda do Norte.

O nome Bretanha vem do latim Britannia. Os romanos invadiram e anexaram a maior parte da ilha no ano 43. No séc. I, o Império Romano mantinha duas províncias – a Britannia Inferior e a Britannia Superior –, que ocupavam quase todo o território da ilha. Apenas a região norte, onde hoje fica a Escócia, não pertencia ao império. A Britannia fornecia aos romanos ouro, prata, chumbo, tecidos de lã e animais selvagens vivos, que eram usados nos espetáculos públicos, entre os quais as lutas de gladiadores realizadas em anfiteatros, como o Coliseu de Roma. O nome da capital do Reino Unido, Londres, também é de origem latina (Londinium).

Por volta do ano 450, os anglos e os saxões, dois povos germânicos que viviam no território onde se localiza hoje a Alemanha, ocuparam a Britannia. A ilha havia sido abandonada pelos romanos no início do séc. V. Essa história de quase dois mil anos talvez explique a freqüente confusão a respeito do atual nome do país, que é Reino Unido.

Situada ao noroeste da Europa, a ilha da Grã-Bretanha é separada do continente pelo Mar do Norte, pelo estreito de Dover e pelo Canal da Mancha. A Inglaterra ocupa as regiões sul e central da ilha. A Escócia fica ao norte. O País de Gales se estende pela região oeste. Quase 95% da população do Reino Unido vive na ilha da Grã-Bretanha.



Vista do Big Ben e da casa do Parlamento, um dos principais pontos turísticos de Londres, Inglaterra.

Grã-Bretanha e Reino Unido. A expressão Grã-Bretanha é comumente usada em lugar de Reino Unido.

O rei Jaime I adotou o uso da expressão Reino Unido em 1604 para indicar que os reinos da Inglaterra e da Escócia haviam sido unificados sob seu governo. Mas só em 1707 o Ato de União formou o Reino da Grã-Bretanha. Um ato de 1800 formou o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, com um parlamento unificado. Esse nome tornou-se inadequado quando a maior parte da Irlanda conquistou a independência em 1921 e tornou-se o Estado Livre da Irlanda (atualmente a República da Irlanda). Seis condados do norte da Irlanda permaneceram com a Grã-Bretanha, formando a Irlanda do Norte.

O Ato Real dos Títulos de 1927 suprimiu as palavras Reino Unido, mas a expressão foi usada novamente durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, a Grã-Bretanha assinou a Carta da Organização das Nações Unidas como Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. O título completo foi confirmado na proclamação que sucedeu ao Ato Real dos Títulos de 1953. Por meio desse ato, a rainha Elizabeth II tornou-se “pela graça de Deus, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, Dirigente da Comunidade Britânica de Nações, Defensora da Fé”.

DAQUI:
www.klickeducacao.com.br










Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e...

Conheça o agregador dos meus links:

Conheça o agregador dos meus links:
Clique na imagem acima.