Frases para Orkut


terça-feira, 17 de abril de 2012

Destinos considerados patrimônios da humanidade no Brasil



Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.
No Brasil, existem 18 locais tombados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Cada parte do Brasil tem seus representantes, sendo o Nordeste a região que possui o maior número. Com a inclusão da Praça São Francisco, em São Cristóvão, Sergipe, em Julho de 2010, o Nordeste passa a ter sete destinos considerados Patrimônio Mundial. Outros lugares devem ser citados também, como os Centros Históricos de Olinda, São Luís e Salvador, as lindíssimas Ilhas Atlânticas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, a Costa do Descobrimento, na região de Porto Seguro, e o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

Avenida Oceânica e praia do Farol da Barra - Salvador
Avenida Oceânica e praia do Farol da Barra - Salvador

A maior região do País em espaço geográfico, região norte, é muito bem representada pelo Parque Nacional do Jaú, coração da Floresta Amazônica, conhecida mundialmente como o pulmão do planeta. A Amazônia, aliás, tem se transformado cada vez mais em um roteiro turístico dos mais procurados, para os turistas interessados em turismo de selva.
O Plano Piloto, projetado por Lucio Costa, e as obras de Niemeyer, em Brasília, são obras que orgulham o povo brasileiro a ponto de o cosmonauta Yuri Gagarin, 1º homem a viajar para o espaço, ao visitar Brasília em 1961, declara: “Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra.” O Centro Histórico de Goiás também está na lista da UNESCO assim como os essenciais biomas do Pantanal e do Cerrado, que guardam a exuberante diversidade de fauna e flora que só o Brasil possui.
Já na região sudeste, as cidades históricas mineiras de Ouro Preto, Diamantina e Congonhas do Campo demonstram a belezas da arquitetura barroca, abastecida pelas riquezas do ouro. Além de obras de Aleijadinho e lindíssimas paisagens, o turismo de aventura é outro destaque da região que a cada dia atrai mais visitantes.

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu

Entre os estados de São Paulo e Paraná se encontra uma importantíssima reserva de Mata Atlântica. Com apenas 7% de seu tamanho original, a reserva que vai da Serra da Juréia, em São Paulo, até a Ilha do Mel, no Paraná possui uma biodiversidade de ecossistema que está entre as maiores do planeta.
A viagem pelo Sul do Brasil segue pelo Parque Nacional do Iguaçu e suas maravilhosas cataratas, que juntamente com a Floresta Amazônica, concorrem para ser uma das sete novas maravilhas naturais do mundo. Além disso, as ruínas de São Miguel das Missões e seu incrível sítio arqueológico fecham a viagem aos incríveis patrimônios mundiais brasileiros.
Ao todo, 885 lugares, em 148 países foram escolhidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Daqui:
www.turismo.gov.br


4 comentários:

Marineide Dan Ribeiro disse...

Tudo muito lindo e marvilhoso...Mas como todo o lugar que adquire fama e prestígio existem os "abusos"... Minha amiga foi no ano passado a Fernando de Noronha e ficou pasma com os preços de tudo por lá! É um verdadeiro assalto ao turista...
Não sei se os outros lugares são assim...Se tudo der certo, este ano ainda vou até a Chapada dos Diamantes...

Beijão

Anônimo disse...

Lindos, lindos, lindos. Beijos, Soninha!

Lilá(s) disse...

Muito lindo Soninha, nunca fui ao Brasil, apesar de meu avô paterno ser de S.Paulo, assim sempre vou saboreando um pouco...
Bjs

Toninho disse...

Belas dicas amiga.O Brasil tem otimos lugares e muitos sem o glamour da midia.Ainda temos muito que caminhar para fazer do turismo uma coisa prazerosa.Ainda temos de educar os moradores com relação ao assedio aos turistas, moralizar os preços e incentivar os guias.
Grato pela generosidade.
Grande abraço.
Bom viajar com voce por esta pagina.
Beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique e...

Conheça o agregador dos meus links:

Conheça o agregador dos meus links:
Clique na imagem acima.